sábado, 10 de julho de 2010

Eleições

Estou de volta ao meu blog depois de tanto tempo, é estranho, mas vou tentar me acostumar novamente. Prometo que tentarei escrever com mais periodicidade.






O Brasil foi eliminado da Copa e nossas bandeirinhas sumiram no instante que o árbitro apitou o fim do jogo contra os holandeses. Agora nós brasileiros somos lembrados que em breve vamos eleger o futuro presidente do Brasil; Marina Silva, José Serra e Dilma Rousseff se candidataram a esse posto.
Essa eleição tem importância histórica uma vez que o ganhador do pleito leva também a responsabilidade de dar prosseguimento às conquistas feitas pelo governo Lula, mas apesar disso acredito que será uma eleição como todas as outras, tudo bem até aí. O que realmente me impressiona é a mídia que enxerga nesta eleição uma espécie de Guerra Fria, de um lado o PT e suas idéias socialistas e do outro o PSDB o capitalista defensor da liberdade.
Não vejo nada de errado uma revista, jornal ou outro meio de comunicação qualquer, apoiar um candidato oficialmente e divulgar suas idéias. Não acredito na imparcialidade da imprensa, mas sim que todo ser humano tem uma opinião. Partindo da opinião do outro e observando a pluralidade de opiniões podemos julgar no que acreditamos ou não, e assim construir nossa visão.Nossa mídia só enxerga de um olho, quase não há pluralidade de opiniões, quase todas as reportagens são idênticas e tudo sobre o manto da tal imparcialidade, nada mais previsível, nada mais parcial.

4 comentários:

  1. Eu admiro a política do Chile por um grande motivo, e até de certa forma a invejo.. eles tem a continuidade em seus governos, mesmo q o novo candidato q assuma seja da oposição. Nós não temos isso, e esse é o meu maior medo.. alias tenho medo se essa eleição for decidida por um dos lados do Brasil bipolar desta suposta Guerra Fria. Sim, imparcialidade é difícil até em um comentário como esse, comungo da ideia da impossibilidade de uma imparcialidade por parte da imprensa.
    Legal, Dumbo. Como sempre!

    ResponderExcluir
  2. Coitada da Marina.. fica sobrando no meio do fogo cruzado... eu sou a favor de dar uma chance pra ela :D

    Se existe a opinião da direita (Serra) e a opinião da esquerda (Dilma), seria a Marina a parte imparcial? Náaaaaaahh.. acho que nao...

    Merda, sabia que me arrependeria de não ter tirado meu título...

    ResponderExcluir
  3. Eu admiro formigueiros. Seus habitantes sempre sabem o que é melhor para o resto, e não apenas para eles - pegar comida e cultivar um fungo, além de construir túneis - e a rainha sempre faz o que deve fazer: filhotes formiguinhas. Não há assassinatos, pelo que eu saiba, e existe responsabilidade social e cooperatividade. Não existem eleições fraudulentas ou desleais, muito menos mídia imparcial (afinal, não existem eleições). Não existe goleiro idiota nem falso patriotismo. Não existe mais de uma pessoa no primeiro lugar geral da universidade. E por ae vai.
    Seja como for, às vezes acho que teria sido melhor continuar na ignorância do que ver certas coisas. Mas às vezes acho que pensar assim é tolice. Ah.
    Sei que não tem muito a ver esse comentário, mas foi o que me lembrou. '-' Imparcialidade é impossível, inclusive entre os homens. Ou é ou não é. Detesto isso. ): Essa coisa de certo e errado não existe, o que é certo pra você pode ser errado para o outro. Não? O problema é atingir outros graças ao que você pensa. E no caso de eleições e propaganda partidária, é atingir uma sociedade impondo o que é de seu interesse.

    ResponderExcluir
  4. Conocordo que naum exista uma imparsialidade, pois todos temos opiniao enaum eh difente em uma revista p ou outro meio de comunicação. todos tem preferencias e se apoiam nelas. mas os politicos brasileiros precisavam parar de brigar e lutarem por um pais melhor.

    ResponderExcluir