domingo, 27 de março de 2011

Greve, Obama e o Gigante Manco!

Greve!

Esse assunto sempre aparece aqui…
Professores da rede particular em BH estão de greve! Eu estou sem aula e para piorar eu faço vestibular esse ano. E daí? Eu apoio os professores, que hoje são profissionais cada vez mais desvalorizados.
A greve é uma coisa normal, é a forma de pressionar os patrões, negociar melhores salários, condição de trabalho entre outras milhares de coisas. O que não é normal é a ignorância das pessoas em relação a isso, por exemplo: "Eu acho que os professores tem que reivindicar melhores salários, mas não concordo com greve". Como seria bom se as coisas caíssem do céu.
A verdade é que a educação é um negócio e os colégios funcionam como se fossem empresas, ou seja, cortando custos para manter os lucros, o que implica numa deterioração nas relações entre os empregadores e os empregados. Observando por esse ângulo vemos como a formação moral e intelectual das pessoas não passa de uma relação comercial fria.
Estamos cansados de saber que poucos querem ser professores, e esse quadro se agrava com os baixos rendimentos (um professor com mestrado ganha muito menos do que qualquer outro profissional com o mesmo nível de formação) e com o crescimento dos casos de violência nas escolas (recentemente um professor foi morto por um aluno aqui em BH), entretanto a consideração mais importante é: o Brasil que é um país carente de mão de obra qualificada como engenheiros e técnicos das mais diversas áreas será, daqui a alguns anos, carente de professores. E se hoje falamos que não sabemos reivindicar nossos direitos, daqui a alguns anos não saberemos ler nem escrever.
No dia 19, em seu discurso no Rio de Janeiro, Barack Obama disse que o Brasil deixou de ser o país do futuro, agora somos o país do presente. Eu acredito nisso, afinal, temos um potencial enorme, mas sem educação jamais daremos passos largos em direção ao desenvolvimento, seremos um gigante manco.


Para finalizar: a greve termina em um acordo entre os sindicatos dos professores (SINPRO) e dos donos das escolas (SINEP), por isso enquanto esse acordo não for assinado as aulas não voltarão e não há nada que possamos fazer a não ser estudar em casa e esperar.

3 comentários:

  1. Muito boa reflexão Lucas. Realmente a educação virou um negócio muito lucrativo. O mais engraçado é que em época de campanha eleitoral, a "Educação de qualidade para todos", torna-se tema de acaloradas discussões. Parece brincadeira!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sua fala sobre a educação vai se tornar um clichê na boca dos que compreendem a sua importância. Mas temos que insistir sempre para que, pelo amor da deusa Atena, algum dia, pessoas que mandam os professores em greve ''se foderem'' entendam a importância do que eles estão fazendo.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Não sei se vc ainda está no Blog! Faz sentido o que você diz, pois também sou professora e estou desempregada. Mas, sinceramente, penso que os alunos saem prejudicados, devido a isso também esse país não vai para frente, não somente pelo lado da educação, mas em tudo! Não temos um país estruturado se começar pelos políticos, portanto, não vejo tanto futuro! Acima de tudo pelo lado da violência, saúde então! Educação e saúde, primordiais e olha o caos que estão! Alunos desinteressados, sei lá, acho que tudo está coomplicado nesse país, não acredito que vá para frente, desculpe!

    ResponderExcluir