domingo, 10 de janeiro de 2010

Ponto de Vista

Depois dessas “férias”, eu voltei. Desde a minha última postagem muita coisa mudou principalmente o ano.
Durante esse recesso eu fiz duas coisas: assistir um “programa” no Youtube chamado "Com a palavra, Ronald Rios", e pensar, o melhor remédio para o tédio.
Tudo depende do ponto de vista, Ronald Rios pode ser um babaca ou um gênio, babaca porque ele não se preocupa com o politicamente correto e gênio por saber usar coisas absurdas como humor sem se doer. Acho original um cara ser gravado na frente de uma mesa desenhando num papel e falando bobagem, acho legal, pois parece com aquele tipo de situação que aquele seu amigo engraçado meio eufórico resolve falar bobagem simplesmente para descontrair.
Pensar nos mostra o quanto tudo depende do ponto de vista, e que nós todos temos pouca ou nenhuma vontade de criar um ponto de vista, preferimos acreditar numa critica como a de cima do que ver com os próprios olhos. Ronald Rios é realmente bom? Eu acho. Você pode confiar em mim e deixar pra lá ou simplesmente ver o vídeo e criar sua própria opinião.
Quem manipula e quem é manipulado? Pense bem! Dizem que a mídia manipula, transforma artistas vulgares em mitos e é capaz de moldar a opinião popular. Mas nós os magníficos seres humanos providos de inteligência e de livre arbítrio podemos ter opinião e é por isso que eu não acredito na manipulação simples. Você não é manipulado, você se deixa manipular.
Ou será que eu quero ser um manipulador?

13 comentários:

  1. a própria mídia acha o Ronald tão rídiculo q nem o divulga, e é lindo ver como o cara tem tantos fãs, msm ele nos mostrando o quão baixo nivel de Humanidade alguem possa ter, deve ser pq as pessoas de hj não tem mesmo Humanidade.

    Mas agora, com a quantidade de fãns q ele tem, ele poderia ser melhor.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo plenamente quando você diz: "Você não é manipulado, você se deixa manipular."
    Se você tiver um ponto de vista e não se deixar ser influenciado pelas opiniões dos outros, você não poderá ser manipulado, mesmo que as outras pessoas tentem.

    ResponderExcluir
  3. Interessante o post, e concordo plenamente com tudo que voce disse

    ResponderExcluir
  4. A facilidade com que o brasileiro acredita no que a mídia diz me intriga, porque no mundo em que vivemos todos fomos educados para não acreditarmos em que estranhos falam e nem em que conhecidos dizem, temos até o costume de desconfiar dos outros, falar sobre mentiras, isso tudo.. então por que acreditar no que a TV diz? É uma coisa meio estúpida a se fazer. Acreditar nas palavras de um repórter, por ele ser famoso ou trabalhar num canal famoso, não sei. Acreditar que aquilo é bom porque disseram que é.. essas coisas. O ser humano é muito ingênuo às vezes.
    Ah, quanta bobagem. D: E já notou quando acontece algum escândalo, como os jornais conseguem desviar a atenção do povo com alguma tragédia? x_x E o pior é que jornal SÓ TEM TRAGÉDIA. Poxa, eu também quero saber sobre coisas mais.. err CULTURAIS. D:

    Ah, acho que devemos todos queimar nossas TV's e invadir as emissoras brasileiras, quebrando tudo. u_u -NN

    ResponderExcluir
  5. ''Você não é anipulado, você se deixa manipular.''
    Em parte está correto, entretanto não existe nenhuma pessoa que esteja em constante contato com a mídia que não é ''afetada'' pela mesma.
    A mídia tem um importante papel no dia-a-dia,
    além de ajudar na economia, ela ajuda na formação de opinião. (Isso para quem usa a cabeça e não para os ''papagaios'')

    ResponderExcluir
  6. Pelo tanto que assisti ao "programa" do Ronaldo Rios, que você indicou no link, posso dizer uma coisa. Ele é um cara que tem um ponto de vista e uma opinião sobre o mundo e os vários acontecimentos dele e, bem à sua maneira, as expõe ao "seu público", mas nessa sua maneira que consta o problema - ou a grande "sacada" dele. É muito mais fácil você convencer as pessoas fazendo uso da comédia, da sátira. Aquela piadinha fica na mente da pessoa e ela fica remoendo aquela idéia por horas, às vezes até dias, e cedo ou tarde aquele indivíduo se verá citando o que escutou o Ronaldão falar. Mas ao mesmo tempo que isso é uma maneira muito esperta, também demonstra uma falta de argumentos mais fortes e persuasivos que fariam o ouvinte raciocínar sobre o tema por si só, sem apelar para sua memória de curta duração. E essa memória, todos nós sabemos, é facilmente estimulada a se repetir, exemplo são aquelas músicas de refrão e batida simples, porém repetitivos, que poluem nossas cabeças.

    ResponderExcluir
  7. Eu li e achei muito interessante, esse tal negocio de manipulaçao... acho que isso existe sim mas so com aqueles que nao tem força de vontade para fazer o que realmente querem.. pois quem e forte de pensamento e tem coragem de fazer e dizer o que e pensa esse sim nao tem como manipular. A respeito deste cara, o Ronald, eu nunca ouvi falar dele mas pelo o que o Lucas falou, ele tem coragem e sabe lidar com as palavras =)

    ResponderExcluir
  8. recomendo leiam a folha de são paulo, ai vocês vão ver o que é apresentar fatos, e não opniões formadas, leiam livros antigos de pessoas que fizeram história, Oscar Wilde, Poe, Kafka (principalmente), Machado, Augusto dos Anjos, cara o mundo hoje vive de incansaveis tentativos de manipular o próximo de forma a obter vantagem nisso, faço isso o tempo todo.

    ResponderExcluir
  9. ah! outra coisa que blog mais nefelibata O.o

    ResponderExcluir
  10. Lucas, seu post me lembra o livro que eu estou lendo: A cabana, nada é bo ou ruim, depende do ponto de vista e do nosso julgamento. Parabéns, como sempre

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post lucas.
    Eu também acho que um dos principais exemplos de manipulação atual é a mídia, porque ela coloca nas pessoas o que ela quer na hora que ela quer, tudo por mera audiência. Além de criar modelos de pessoas aparentemente perfeitas, provoca sensacionalismo em coisas tão chulas, sendo que existes assuntos tão mais sérios para se tratar. Por exemplo, as novelas, recordes de audiência em horários nobres. Nessas novelas, apesar de falar que se mostra a realidade, na verdade mostra vários rostinhos bonitos que nunca irão passar por situações como aquelas e, se passarem, não sofrerão as mesmas consequências. Outra coisa que eu acho interessante é o caso da Isabela Nardoni. Quando aconteceu foi o maior sensacionalismo. Qualquer canal que voce ligava passava sobre este assunto. Depois de duas semanas quando, suponho eu, a audiencia não era a msm, eles simplesmente pararam de mostrar e nem sequer mostraram realmente como foi o desfecho. Uma mídia hipocrita define essa midia atual.

    ResponderExcluir